Em 2025 os Cuidados de Saúde Primários da ULS da Cova da Beira (ULSCBEIRA) registaram um crescimento expressivo da população inscrita, avança a ULS, detalhando que há mais 1 605 utentes face ao ano anterior, passando de 84 323 para 85 928. Entre as unidades com maior aumento de inscritos, destacam-se a UCSP Covilhã (+810 utentes) e a UCSP Fundão (+368 utentes).
No documento frisa que “apesar da pressão adicional decorrente do aumento da população inscrita, a cobertura de Médico de Família (MF) nesta zona não só se manteve como cresceu de forma ainda mais acentuada. O número de utentes com médico atribuído cresceu 3 940, atingindo 76 479, o que fez subir a cobertura global de 86% para 89%, um progresso particularmente relevante num contexto que poderia antecipar maiores dificuldades de resposta”, está descrito.
Entre as unidades com melhor desempenho destacam-se: a UCSP Covilhã, em que a cobertura passou de 86,7% para 97,9%, uma das evoluções mais marcantes da região. Esta unidade apresenta agora uma percentagem residual de utentes sem Médico de Família.
Na UCSP Fundão subiu de 68,6% para 77,8%, reduzindo de forma expressiva essa taxa. UCSP Teixoso atingiu cobertura acima de 99%, na UCSP Tortosendo houve um reforço consistente de 86% para 88%. As USF Hermínius e USF Cereja mantêm cobertura total, demonstrando a estabilidade e eficácia do modelo organizacional das USF, detalha a ULS.
Aponta que “estes resultados, refletem o trabalho das equipas médicas, de enfermagem, técnicas, administrativas e operacionais, e o impacto das medidas promotoras de transformação e de reorganização iniciadas em janeiro, que permitiram ampliar a capacidade assistencial, otimizar a gestão das listas de utentes e alinhar os cuidados com as necessidades reais da população”.
Entre as medidas implementadas a ULS sublinha a abertura dos Centros de Saúde, todos os dias, das 08:00 às 20:00; a Urgência de Medicina Familiar nos Centros de Saúde que integra a Teleconsulta, com acesso a médico em minutos e resolvendo de forma eficaz cerca de 90% das situações apresentadas; a consulta presencial com hora marcada, no próprio dia ou no dia seguinte, sempre que necessário e referenciado pela equipa médica, assegurando um tempo de espera máximo de apenas alguns minutos em sala de espera e o encaminhamento para unidades de proximidade, evitando deslocações desnecessárias.
Sublinha, também o acompanhamento de Saúde Familiar para 100% da população; acesso Simplificado a Cuidados de Proximidade com recurso, entre outros, ao programa “Médico AQUI”, que simplifica de forma expressiva o acesso a cuidados médicos. Através de um número de telefone dedicado, os utentes destas unidades podem inscrever-se para consulta sem sair de casa, sendo rapidamente encaminhados para um médico que os atende em poucos minutos por teleconsulta ou, quando necessário, em consulta presencial no próprio dia ou no seguinte, com hora marcada e com um tempo de espera máximo para esta consulta, de apenas alguns minutos em sala de espera.
“Com níveis históricos de cobertura de Médico de Família, aumento sustentado do número de inscritos e uma rede de cuidados primários mais acessível, organizada e próxima, a ULS da Cova da Beira reafirma o seu compromisso com a população. Este é um caminho de melhoria contínua, que exige transformação, dedicação diária e inovação permanente, e que a ULSCBEIRA continuará a percorrer para garantir a melhor resposta possível, hoje e no futuro”, conclui a nota.
