O Município da Covilhã realiza, na próxima sexta-feira, o 5.º Encontro “Covilhã Social”, que é dedicado ao tema “Desafios Intergeracionais”, com o objetivo de promover a partilha de boas práticas que, através de diálogos e cooperação entre diferentes gerações, têm impacto positivo nas comunidades, famílias e pessoas.
Centrado na reflexão, debate e troca de experiências, este evento tem lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 09:30, e vai reunir várias pessoas e entidades que desenvolvem projetos nas áreas da Ação Social, da Cidadania Ativa e Solidária e do Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, avança a autarquia em nota de imprensa.
A abertura conta com um prelúdio musical pelas Vozes do CAI.
Às 10:30, o primeiro painel tem como morte o “Cohousing intergeracional” e integra a apresentação dos projetos “Aconchego”, por Susana Matias, técnica superior da Câmara Municipal Porto; “Partilha Casa”, por Margarida Fernandez, do Gabinete de Comunicação e Impacto Social da Fundação MEO, e “Convive” (Espanha) e “Ensemble2Générations” (França), por Leonor Moreira e Rui Figueiredo, técnicos superiores da Divisão de Ação Social do Município da Covilhã.
Às 12:00 tem lugar o debate “Tecendo Ideias e Caminhos”.
A tarde começa com o painel “Tecer a Comunidade: Cooperação entre Estabelecimentos Escolares e as IPSS e Instituições Sociais no Contexto Local” está marcado para as 14:30.
Conta com a apresentação da Fundação ADFP – Instituição de Solidariedade Social, por Jaime Adalberto Simões Ramos, médico especialista em Medicina do Trabalho e Medicina Geral e Familiar, fundador e presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP, bem como com a apresentação do projeto “Exercice4Brain”, por Nuno Fonseca, representante de equipa de investigadores do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior.
No terceiro painel, com início previsto para as 16:15, vai estar em destaque a Rede Social Concelhia, com a apresentação do Encontro Intergeracional de Boccia, pela professora Ana Paula Peixoto Carvalho Pereira, do Agrupamento de Escolas Teixoso.
Também fazem parte deste painel a apresentação das iniciativas: “Apadrinhamento”; “Voluntariado com crianças”; “Voluntariado com idosos”, pelas professoras Regina Conceição e Ana Lúcia Correia da Escola Secundária Campos Melo, bem como das ações “Visita aos Lares”; “Formação Digital nos Lares”, bem como das ações “Visita aos Idosos no meu Bairro”; “Álbuns digitais”; “Leituras partilhadas”, pelo professor João Paulo Mineiro, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras.
Seguem-se as apresentações do projeto “Entre Infâncias e Memórias: Projetos que Unem Gerações”, pela animadora sociocultural Liliana Cruz, da Associação Sagrado Coração Maria do Ferro e do projeto “Alô!…275”, por Isabel Malaca, psicóloga da Mutualista Covilhanense.
Às 17:30, realiza-se o segundo período de debate “Tecer Ideias e Caminhos”.
A sessão de encerramento está agendada para as 18:00, e conta com a intervenção do presidente do Município da Covilhã, Hélio Fazendeiro. A fechar terá lugar a atuação da Tuna Académica Desertuna.
