No âmbito da iniciativa da Brotéria, a “Revista sai do papel”, vai ter lugar uma sessão sobre “Envelhecimento, religiosidade e consumo mediático”, na sexta-feira, dia 12, no Auditório da Biblioteca da Universidade da Beira Interior, às 18:00.
Nesta sessão, Elizângela Carvalho Noronha, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra e investigadora de pós-doutoramento na Universidade Católica Portuguesa, e Assunção Vaz Patto, Professora Associada na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, partem do artigo da edição de novembro — Quando a Missa vai a casa: envelhecimento, religiosidade e consumo mediático — para refletir sobre consumo mediático e envelhecimento ativo.
A investigação de Elizângela Carvalho Noronha centra-se nos estudos da Comunicação e do Jornalismo, com abordagem interseccional focada em género e idade, e no seu projeto de pós-doutoramento analisa como o consumo mediático realizado pela população envelhecida residente no concelho da Covilhã repercute na autopercepção da velhice.
A moderação ficará a cargo de José Rosa, docente da Faculdade de Artes e Letras da UBI e especialista em comunicação cultural.
A sessão contará ainda com uma intervenção do P. José Frazão Correia SJ, jesuíta desde 1995, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e doutorando em Teologia Fundamental pela Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma. Foi professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, nos polos de Braga e Porto, e nomeado Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus em 2014, juntando-se à Brotéria em 2022 como diretor da revista. A sua intervenção estará dedicada ao tema da edição de dezembro: Esperança.
