Faleceu Jorge Brioso, presidente da Junta de Freguesia de Souto da Casa. Entidades lamentam a perda para o concelho

Jorge Brioso, de 59 anos, presidente da Junta de Freguesia de Souto da Casa, eleito em outubro, faleceu ontem.

Em nota de pesar, os membros da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia “unem-se para assinalar o falecimento querido amigo”.


“Hoje despedimo-nos não apenas de um autarca, mas de um ser humano íntegro, comprometido e sempre disponível para servir a comunidade”, descreve a nota, sublinhando a sua “visão e espírito de proximidade, que “deixaram uma marca que permanecerá para sempre na memória da nossa freguesia. Foi um exemplo de dedicação ao bem comum, de respeito por todos”.

“A sua partida deixa um vazio imenso, mas também um legado que continuará a inspirar-nos diariamente. Em nome de todos os membros da Junta e da Assembleia, expressamos as mais sentidas condolências à família, amigos e a toda a população que com ele partilhou tantos momentos de construção coletiva”.

Também a Câmara Municipal do Fundão, onde desempenhava as funções de tesoureiro, emitiu nota de Pesar, onde considera que Jorge Brioso foi um cidadão que marcou a comunidade do Souto da Casa e de todo o concelho do Fundão, tendo dedicado grande parte da sua vida à música tradicional portuguesa como acordeonista, contribuindo para a preservação do património musical e cultural da região.

Sublinha que foi Presidente do Grupo de Música Senhora do Mosteiro, no Freixial, e integrava, ainda, o Grupo Ponto e Linha, no Souto da Casa, tendo, também, realizado inúmeras atuações em diversos grupos e ranchos folclóricos da região.

“O Município do Fundão apresenta sentidas condolências à família e amigos deste ilustre cidadão do Concelho”, termina a nota.

Também o movimento independente pela qual concorreu às últimas autárquicas “Comunidade com Força” manifesta, “com profunda tristeza, o seu pesar pelo falecimento”.

Sublinha “o seu sentido de responsabilidade, integridade e dedicação à causa pública fizeram dele um exemplo de comprometimento com a comunidade”.

“A sua ligação à cultura e à música tradicional portuguesa marcou igualmente várias gerações”, realça a nota, recordando o seu percurso.

“A sua candidatura pela nossa lista representava não apenas um projeto político, mas a continuidade do compromisso que sempre assumiu com a sua terra e com as pessoas. A Comunidade com Força apresenta à família, amigos e a toda a comunidade as mais sentidas e solidárias condolências. Estamos unidos neste momento de dor, honrando a memória de um homem íntegro, generoso e profundamente ligado à sua comunidade”, termina a nota.