A Festa das Luzes, tradição judaica que se realiza em Belmonte, tem a cerimónia de inauguração, com o acender da primeira luz, no Largo do Pelourinho, agendada para domingo, dia 14, às 18:00.
Neste primeiro momento será distribuído sufganiyot (bolos de Hannukkah).
Este evento celebra o Hanukkah, uma das mais importantes tradições judaicas, evocando a libertação e purificação do Templo de Jerusalém e o milagre da luz.
Durante a celebração, além do acender diário das luzes do candelabro, haverá concertos, instalação e performance de luz.
Assim, na segunda-feira, dia 15, acende-se a 2.ª luz, um momento acompanhado de canções e orações de Hannukah pelo coro da Academia Sénior de Belmonte.
Dia 16 às 18:30, no Museu Judaico de Belmonte, será acompanhado da instalação e performance de luz com a participação do grupo de teatro da Academia Sénior de Belmonte e estruturas de luz pelos alunos do 3º e 4º ano da professora Verónica González.
A 4º luz é acesa dia 17. No programa, às 18:00, no Museu Judaico de Belmonte, será interpretada a sinfonia de Ilse Weber pela Escola de Música de Belmonte.
Dia 18, acende-se a 5ª luz. Às 17:00, no Ecomuseu do Zêzere é inaugurada a exposição “a luz que transforma o lixo em luxo” de Inês Ferreira.
Dia 19, acende-se a 6ª luz e no dia seguinte a 7ª.
Domingo, dia 21, dia de acender a 8ª luz, às 10:30, no Ecomuseu do Zêzere, tem lugar uma oficina no âmbito da exposição ali patente, que requer inscrição junto da autarquia. A partir das 14:00 há visitas à Sinagoga de Belmonte com marcação obrigatória.
A 22 de dezembro acende-se a última luz.
