João Morgado nomeado para o prestigiado Dublin Literary Award 2026

João Morgado, escritor covilhanense, foi nomeado para o Dublin Literary Award 2026, uma das mais prestigiadas distinções literárias internacionais, com a edição em língua inglesa do seu romance biográfico “Índias” com o nome em inglês Dust in the Gale – The turbulent life of Vasco da Gama”, publicado nos Estados Unidos pela Underline Publishing.

Esta é a primeira nomeação internacional do autor que vê assim o seu trabalho reconhecido ao mais alto nível mundial. O Dublin Literary Award, patrocinado pelo Dublin City Council e estabelecido em 1994, é o prémio literário mais valioso do mundo para uma obra de ficção individual, no valor de 100 mil euros.


A obra nomeada é a tradução de “Índias” (Clube do Autor), romance biográfico sobre Vasco da Gama, com tradução de José Godinho, com o apoio do Instituto Camões e da Volf Entertainment. O livro integra uma lista de 69 títulos nomeados por 80 bibliotecas de 36 países, refletindo o melhor da ficção contemporânea mundial.

“É uma honra extraordinária ver o meu trabalho sobre Vasco da Gama atravessar oceanos, tal como o próprio navegador o fez há mais de cinco séculos”, afirma João Morgado. “Esta nomeação representa não apenas o reconhecimento de um projeto literário, mas também a projeção internacional da história e cultura portuguesas”, refere o autor citado em nota de imprensa.

Com 60 anos e uma carreira literária consolidada, João Morgado soma já nove prémios literários nacionais, incluindo o Prémio Literário Santos Stockler 2024, o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca 2020 e o Prémio Literário Ferreira de Castro 2019. E alguns dos seus trabalhos receberam traduções para inglês, russo, sérvio, indonésio e chinês.