O espetáculo “Aguarda Referendo”, pela Camisola Preta, vai ser apresentado no Teatro Municipal da Covilhã, no próximo dia 24 de janeiro, sábado, às 21:30.
Estreado em outubro de 2025 n’A Moagem, no Fundão, o espetáculo é uma produção cofinanciada pela Direção-Geral das Artes (DGARTES), no âmbito do programa Arte pela Democracia, e assume-se como uma proposta artística centrada na reflexão e na participação cívica.
Dirigido por João Figueira, Aguarda Referendo apresenta-se como um concerto participativo, no qual o público é convidado a votar e a decidir o rumo de cada apresentação. Inspirado nos princípios do 25 de Abril de 1974, o projeto só ganha pleno significado com a participação ativa da plateia, explorando dois pilares fundamentais da democracia: a discussão pública e o direito de escolha.
Com um formato próximo de um jogo, o espetáculo parte sempre de um ponto inicial comum, mas desenvolve-se de forma diferente consoante as decisões tomadas pelo público. “Cada concerto é único, se o público assim decidir”, sublinha a nota de divulgação.
Ao afastar-se das abordagens políticas tradicionais, Aguarda Referendo propõe um diálogo direto com os espectadores, transformando cada apresentação num espaço de participação ativa, onde intérpretes e público constroem conjuntamente a experiência artística. O resultado é descrito como um “jogo coletivo, imprevisível e estimulante”, em que a democracia é vivida e testada em tempo real.
Bilhetes disponíveis na bilheteira do TMC~, na Ticketline e na Worten.
