Assembleia Municipal de Manteigas aprova orçamento de 17 milhões por maioria

A Assembleia Municipal de Manteigas aprovou, por maioria, o orçamento municipal para 2026. O documento, no valor de 17 milhões de euros, foi aprovado com 6 abstenções.

O Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, afirmou que se trata de um “orçamento de continuidade, exigente, difícil de executar”, no entanto, vão trabalhar para atingir o objetivo.


Quanto aos valores, Flávio Massano explicou o facto do executivo querer colocar um orçamento ao serviço do concelho e da população.

“Hoje temos um orçamento de cerca de 17 milhões e que damos muitas graças, porque quando tomamos posse os orçamentos eram de 6/7 milhões. Esta subida de valores, não se deveu só à transferência de competências, não se deveu ao facto de estarmos sem execução do PRR, até porque o nosso Município recebeu muito poucas verbas desse mesmo PRR. Nós queremos pôr um orçamento ao serviço do nosso concelho, da nossa população.”

O presidente acrescentou ainda que este é um “orçamento que traz ideias novas, projetos ambiciosos novos” e que em 2026 “vão ter início execução de projetos muito importantes.”

Quanto às grandes opções do plano, Flávio Massano referiu algumas prioridades, como por exemplo, a habitação em Manteigas.

“Vamos dar continuidade aquilo que é a habitação em Manteigas, até junho de 2026 esperamos ter 14 casas novas prontas para entregar aos munícipes. Neste momento já temos 550 mil euros executados e feitos em obra, e ainda só recebemos 300 mil. Vamos continuar também a trabalhar naquilo que são os apoios sociais.”

Flávio Massano, apontou ainda outras prioridades como: a Praça Central da Vila, o projeto “Volta à Vila”, o projeto do Auditório Municipal, a requalificação do Parque de Lazer de Sameiro, o projeto do Pavilhão Municipal de Manteigas, asfaltar o caminho do Poço do Inferno e das Penhas Douradas, o “Condomínio da Aldeia”, melhoria das condições do quartel da GNR e ainda postos de abastecimento elétricos em todo o concelho.

O Presidente deixou claro que vão continuar a investir em “obras que já estão adjudicadas”, como a continuidade no investimento do ninho de empresas, o espaço de co-work.

Dentro das prioridades do executivo, estão também: o apoio com uma verba de 100 mil euros à Escola Profissional de Hotelaria, para renovar as infraestruturas, a criação de um centro de bem-estar/reabilitação das piscinas municipais aquecidas e a melhoria das condições da escola primária.

Flávio Massano deixou ainda a mensagem de que querem fazer tudo o que seja possível, e apesar de todos os imprevistos ao longo do ano, pretendem encarar todos os desafios.

“Queremos fazer tudo por tudo para que seja possível. Sabemos que ao longo do ano há muitos imprevistos, muitas surpresas, mas eu diria que todos os nossos esforços vão neste sentido, sabendo desde já que vai ser uma tarefa muito árdua, mas são esses desafios que fazem sentido para nós e se não fizessem sentido também não estávamos aqui.”

Cláudio Serra, membro do Partido Socialista, disse durante a sua intervenção, que é um “orçamento ambicioso quanto ao volume de investimento” e que é “exigível prudência financeira.”

Em resposta ao deputado do PS, Flávio Massano afirmou ser um “orçamento realista” e tudo tem “pressupostos com alguma garantia”.

Relativamente aos questionamentos levantados por alguns membros da Assembleia, sobre o Mapa de Pessoal para 2026, o Presidente rematou que “não se trata de um capricho, mas sim uma obrigação.”

O orçamento municipal de Manteigas foi aprovado, no dia 29 de dezembro, durante a Assembleia Municipal, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município.