Carnaval da Neve decorre de 13 a 17 de fevereiro na Covilhã e Penhas da Saúde

O Carnaval da Neve regressa à Covilhã e à Serra da Estrela, entre 13 e 17 de fevereiro, mantendo a tradição de folia, desfiles e bailes, a que este ano se junta uma novidade: a gastronomia.

O evento é organizado pela Câmara Municipal da Covilhã e pelo Clube Nacional de Montanhismo, numa parceria que existe desde 2018 e que, segundo os promotores, permitiu reforçar a ligação entre a cidade e a serra, foi dito durante a conferência de imprensa do certame que hoje decorreu.


Com origem em 1961, embora com alguns interregnos ao longo das décadas, esta será a 65.ª edição do Carnaval da Neve.

O programa mantém os habituais desfiles, bailes, animação de rua e atividades desportivas, mas apresenta como novidade o primeiro festival gastronómico “Panela no Forno”, um prato típico da Covilhã, confecionado sobretudo com enchidos e carnes de porco, que tradicionalmente deixavam de ser consumidos até à Páscoa.

Regina Gouveia, vereadora da cultura no Município, explicou que se trata de um programa assumidamente tradicional, enriquecido por esta nova vertente gastronómica.

“Um programa muito tradicional, como consideramos que deve ser um programa destes, com uma novidade gastronómica que tem a ver com aproveitarmos uma tradição gastronómica que já temos e que se relaciona muito bem com o Carnaval”, disse.

O 1.º Festival Panela no Forno conta com dez restaurantes aderentes, identificados com um dístico do evento: dois na Serra da Estrela (Varanda dos Carqueijais e Pousada da Juventude), sete na cidade da Covilhã e um no Dominguizo.

Regina Gouveia manifestou a expectativa de que esta iniciativa venha a tornar-se uma tradição do cartaz do Carnaval da Neve, juntando-se a eventos já consolidados como o Corso Social, os bailes, o Desfile Carnaval do Mundo, o Open Ski e a patinagem no gelo.

“Quero acreditar que vamos conseguir criar aqui esta nova tradição (…) é aproveitar as características da panela no forno para a incluir no Carnaval”, apontou.

Na apresentação do evento, Regina Gouveia e Lino Torgal, presidente do Clube Nacional de Montanhismo, sublinharam a importância de manter o Carnaval repartido entre a cidade e a serra, de forma a envolver os milhares de turistas que visitam a região nesta altura.

Foi apontado que o Carnaval da Neve é hoje uma marca do território e que faz todo o sentido acontecer tanto na Covilhã como nas Penhas da Saúde.

“É uma marca que é do território (…) sendo nós a principal porta para a Serra da Estrela, nunca poderíamos desvalorizar a serra, mas é fundamental que também aconteça na cidade”, disse regina Gouveia, sublinhando que é uma marca que divulga o território como um todo.

Um evento que acontece em “época alta de turismo” e que tem como objetivo densificar a agenda de atividades que acontecem nesta altura. Regina Gouveia afirma que, naturalmente, há quem não venha por causa do Carnaval, mas “este programa pode ser uma fator importante para os fazer voltar”, disse aos jornalistas.

Entre os pontos altos do programa estão os desfiles. O Corso Social, na sexta-feira, dia 13, envolve cerca de 800 participantes entre crianças das escolas e utentes de IPSS, terminando com um convívio no Pavilhão da Anil, com animação da Fada Juju. O desfile parte do Pavilhão da Anil, segue até à Rotunda do Operário e regressa ao ponto de partida, sendo realizado no interior em caso de mau tempo.

Já o Desfile Carnaval do Mundo, no domingo, decorre na zona baixa da cidade (Alameda Europa e Avenida da ANIL) e conta com a participação de 12 associações, sob o mote “O Mundo”.

É também no Pavilhão da Anil que se realiza o Baile de Mascarados, na segunda-feira à noite, com prémios para os melhores trajes.

No sábado, a programação foca-se na Serra da Estrela, com iniciativas organizadas pelo Clube Nacional de Montanhismo.

O último dia leva o Carnaval até à Praça do Município, culminando com o tradicional Enterro do Entrudo, organizado em parceria com o Grupo Recreativo Vitória de Santo António.

O programa inclui ainda duas exposições: “Arte da Covilhã em Máscaras”, na Biblioteca Municipal, e “65 Anos de Carnaval da Neve”, no Serra Shopping, organizada pelo Clube Nacional de Montanhismo.

A organização revelou que o certame representa um investimento público de cerca de 70 mil euros, contando com o apoio de várias entidades privadas.

Programa – Carnaval da Neve

13 FEV – Sexta-feira

Mexe-te no Carnaval, 09:00 – Pavilhão da Anil

Corso Social, 09:30 – Pavilhão da Anil

A Fada Juju, 11:00 – Pavilhão da Anil

Ginástica com Folia, 15:30 – Complexo Desportivo

Corrida de Mascarados, 19:00 – Complexo Desportivo

14 FEV – Sábado

Passeio Carnaval da Neve, 08:30 – Varanda dos Pastores

Animação de Rua, 10:00 – Penhas da Saúde

Open Ski – Carnaval da Neve, 10:00 – Estância de Ski

Patinagem de Mascarados, 14:00 – Ice Arena

Remember Old Times, 22:00 – Clube Nacional de Montanhismo

15 FEV – Domingo

Desfile Carnaval do Mundo, 15:00 – Alameda da Europa / Avenida da Anil

16 FEV – Segunda-feira

Grandioso Baile de Mascarados com Banda Kumitiva, 21:30 – Pavilhão da Anil

17 FEV – Terça-feira

Dança no Carnaval, 16:00 – Praça do Município

Grupo de Bombos Toca a Bombar, 15:30 – Praça do Município

Enterro do Entrudo – Desfile satírico, 17:30 – Rotunda do Rato / Praça do Município