O Cineclube Gardunha inicia a programação de 2026 com a exibição do filme português “O Riso e a Faca”, de Pedro Pinho, numa sessão especial que contará com a presença do ator principal, Sérgio Coragem. A sessão realiza-se no dia 17 de janeiro, às 15:00, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes.
De acordo com a nota de imprensa, o filme, que esteve em destaque no Festival de Cinema de Cannes, acompanha “um engenheiro ambiental que viaja até à Guiné-Bissau para trabalhar para uma ONG na construção de uma estrada entre o deserto e a floresta”. Ao longo da narrativa, o protagonista envolve-se “numa relação íntima mas desequilibrada com dois habitantes da cidade, Diara e Gui”, mergulhando progressivamente nas dinâmicas neocoloniais da comunidade de expatriados, num percurso marcado pela solidão e pela tensão moral.
A programação de janeiro prossegue no dia 20, terça-feira, às 21:00, com a exibição de Laguna, do realizador Sharunas Bartas. O filme decorre na costa mexicana do Pacífico e segue um pai e a filha mais nova numa viagem pelos lugares escolhidos por Ina, filha e irmã entretanto falecida. Segundo a organização, trata-se de um filme “belo e comovente”, que aborda o luto através de uma ligação profunda entre os ciclos da natureza e da vida, tendo como cenário os manguezais de uma lagoa marcada por furacões, mas em permanente renascimento.
O Cineclube Gardunha Júnior regressa no dia 24 de janeiro, sábado, às 15:00, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, com a exibição do filme de animação Príncipes e Princesas, do francês Michel Ocelot. A obra, apresentada em teatro de sombras, é descrita como “uma ode ao poderio e à ausência de limites da imaginação”, acompanhando uma rapariga, um rapaz e um velho projecionista que, todas as noites, se encontram num velho cinema para inventar histórias.
A encerrar o mês, no dia 27 de janeiro, terça-feira, às 21:00, será exibido Pai Mãe Irmã Irmão, de Jim Jarmusch, filme recentemente consagrado com o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza. O tríptico explora as relações entre filhos adultos e pais distantes ou ausentes, em diferentes tempos e geografias, passando por cidades como Dublin, Paris e o nordeste dos Estados Unidos.
