A Iniciativa Liberal da Covilhã, em nota de imprensa enviada à RCC, considera que o Orçamento Municipal para 2026 confirma uma tendência preocupante na gestão financeira do município.
“Entre 2022 e 2026, o orçamento municipal aumentou cerca de 46 por cento, passando de 47,4 milhões de euros para 69,1 milhões de euros. Este crescimento não resulta de maior dinamismo económico local nem do reforço da receita própria. Resulta sobretudo do aumento das transferências do Estado, de fundos externos e do recurso a endividamento”, começa por referir na nota.
“O Orçamento 2026 consolida um modelo assente no crescimento da despesa corrente. Mais de 70 por cento do orçamento destina-se ao funcionamento da estrutura municipal. A despesa com pessoal cresce quase 50 por cento em apenas três anos, ultrapassando os 21 milhões de euros, tornando a estrutura cada vez mais rígida e difícil de ajustar no futuro”, refere ainda o documento.
Na nota, a Iniciativa Liberal afirma que “o Orçamento Municipal não permite perceber, de forma clara e comparável, quais os departamentos ou serviços onde ocorre o maior aumento da despesa com pessoal. O documento apresenta apenas valores globais agregados, sem desagregação consistente por unidade orgânica, o que limita o escrutínio político e a compreensão por parte dos cidadãos.”
“Para a Iniciativa Liberal da Covilhã, um orçamento sério, transparente e responsável deveria incluir, no mínimo, a evolução da despesa com pessoal por departamento, o número de trabalhadores por serviço, os custos médios por função, a identificação de novas contratações e a justificação clara para aumentos relevantes de despesa.”
A Iniciativa Liberal da Covilhã defende ainda três linhas de reforma prioritária: a contenção da despesa corrente e da despesa com pessoal, a introdução de orçamentação de base zero e auditorias de eficiência e por fim, uma aposta clara no investimento produtivo e na autonomia financeira do município.
Recordar que o Orçamento Municipal para 2026 foi aprovado no passado dia 29 de dezembro, na Assembleia Municipal da Covilhã.
