Na sequência de um deslizamento de inertes de uma escombreira das Minas da Panasqueira para a ribeira de Cebola, que se registou nesta quinta-feira (dia 29 de janeiro), o Município da Covilhã informa que está a acompanhar a situação desde a primeira hora e que o abastecimento de água com qualidade às populações está garantido, avança a autarquia em nota de imprensa.
Aponta que, logo na quinta-feira, foram mobilizadas para o terreno equipas do Serviço Municipal da Proteção Civil, do Serviço de Obras e da empresa Águas da Covilhã (ADC), no sentido de monitorizar a situação, juntamente com a empresa Beralt Tin & Wolfram, proprietária do terreno.
Por prevenção, foi de imediato decidido suspender, temporariamente, a captação de água naquele afluente.
Simultaneamente, procedeu-se à recolha de amostras para análises à qualidade da água, sendo que os primeiros resultados não apontam para a existência de contaminação. Não obstante, será mantida a realização de análises e monitorização ao longo dos próximos tempos.
O abastecimento público de água não foi comprometido e o Município da Covilhã, ADC e ICOVI já garantiram a continuidade do mesmo.
A autarquia também frisa que, em caso de necessidade, o fornecimento de água de qualidade será feito com recurso a um camião-cisterna que abastecerá os reservatórios de distribuição. Esta operação será levada a cabo com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.
A autarquia espera que a situação fique totalmente resolvida no mais curto espaço de tempo, reiterando-se o apelo a todos para que mantenham um uso racional da água.
“O Município vai continuar a acompanhar a situação e tomará todas as medidas que se afigurem necessárias para assegurar que se procede à reparação e contenção dos danos, bem como à redução dos impactos, de modo a proteger e salvaguardar as populações”, termina a nota.
