Festa das Varas do Fumeiro regressa a Aranhas entre 23 e 25 de janeiro

A Festa das Varas do Fumeiro volta a animar a aldeia de Aranhas, entre os dias 23 e 25 de janeiro, celebrando “uma das mais genuínas tradições locais”, conforme refere a nota de imprensa do evento. O certame destaca os saberes e sabores da gastronomia tradicional, apostando simultaneamente na preservação do património cultural e na valorização das raízes e tradições locais.

De acordo com a organização, um dos momentos mais emblemáticos acontece no sábado, dia 24, com o tradicional Desfile das Varas, a partir das 15:00, altura em que decorrem também o Cantar das Janeiras, a Leitura da Carta do Fumeiro e o Leilão do Fumeiro, iniciativas que continuam a marcar a identidade desta festa.


A programação arranca na sexta-feira, dia 23, com a inauguração às 17:30, seguida de uma visita às cerca de três dezenas e meia de expositores. Ainda nessa noite, a Igreja Matriz recebe, pelas 21:30, o espetáculo “Revivendo as Janeiras”, descrito na nota de imprensa como “uma reinterpretação criativa e inovadora das Janeiras por uma orquestra profissional e grupos de todas as freguesias do concelho”. A animação prossegue no Largo da Igreja, às 23:00, com o concerto dos Mini-Break.

No sábado à noite, depois do Desfile das Varas, o cartaz musical inclui a atuação de Jorge Guerreiro, pelas 22:00, também no Largo da Igreja.

Já no domingo, dia 25, a tarde começa às 14:30 com o Grupo de Danças das Ellas (Espanha), seguindo-se, às 15:00, o XXV Festival de Folclore, que contará com a participação de vários grupos nacionais e espanhóis.

Segundo a nota de imprensa, o evento é organizado pela Junta de Freguesia de Aranhas, pela Câmara Municipal de Penamacor e pelo Rancho Folclórico de Aranhas, contando “todos os dias, com animação musical itinerante, teatro de rua, espaço infantil e muita gastronomia”, num fim de semana que promete afirmar Aranhas como um dos palcos privilegiados da tradição e da cultura popular da região.