Homem que matou outro em Inguias (Belmonte) condenado a 19 anos de prisão

O homem que matou outro em Inguias, Belmonte, em outubro de 2024, foi condenado a 19 anos e nove meses de prisão efetiva por um tribunal de júri, por homicídio, detenção de arma proibida e condução sem habilitação legal.

O crime ocorreu a 30 de outubro, quando a vítima, de 44 anos, se encontrava a trabalhar na casa da ex-companheira do arguido. O agressor, de 39 anos, chegou ao local armado com uma caçadeira, dirigiu-se ao homem e perguntou: “Quanto é que eu te devo?”. De seguida, efetuou um disparo que atingiu a vítima na virilha, causando-lhe a morte no local.


Apesar de alegar que o tiro foi acidental, o tribunal considerou que o arguido previu e assumiu a possibilidade de matar, atuando com frieza, motivado por conflitos relacionados com a obra.

Além da pena de prisão, foi condenado a pagar 300 mil euros de indemnização à companheira da vítima e aos seus sete filhos. O arguido, que já tinha antecedentes criminais, esteve em fuga durante uma semana antes de se entregar às autoridades e aguardou julgamento em prisão preventiva.