A Festa das Varas do Fumeiro – Ainda agora aqui cheguei voltou a animar a aldeia de Aranhas, no concelho de Penamacor, entre os dias 23 e 25 de janeiro, afirmando-se como uma das celebrações mais genuínas das tradições locais, ligando a gastronomia, a etnografia e o património cultural da região.
O certame, que celebra os saberes e sabores do fumeiro, teve como um dos seus momentos mais marcantes o Desfile das Varas, realizado no sábado, dia 24, ocasião que incluiu também o Cantar das Janeiras, a Leitura da Carta do Fumeiro e o tradicional Leilão do Fumeiro.
A iniciativa arrancou na sexta-feira, dia 23, e contou com cerca de trinta e cinco expositores, diversos espetáculos, animação e gastronomia ao longo dos dias, incluindo, também o XXV Festival de Folclore, que contou com a participação de grupos de Portugal e de Espanha.
Ainda durante a tarde de domingo foi prestada uma homenagem a José Ramos Domingues, poeta, músico, pintor, ator e escritor natural de Aranhas, bem como a Armindo Borges, pelo trabalho desenvolvido em prol da freguesia e da comunidade. As paredes da aldeia foram também decoradas com obras de José Domingues.
O presidente da Câmara Municipal de Penamacor, José Miguel Oliveira, sublinhou o significado desta homenagem: “Sou legítimo representante de um povo que sabe ser grato e sabe homenagear os melhores dos seus melhores. Zé Domingues representa isso mesmo: um homem que se entregou à causa pública, ao rancho, às coletividades e à população de Aranhas (…) Em nome da Câmara Municipal, da população do concelho e de todos os aranhiços o nosso muito obrigado”, está citado na nota de imprensa.
Fazendo o balanço do certame, o autarca destacou o envolvimento da comunidade e a qualidade do cartaz:
“O cartaz da Festa das Varas do Fumeiro – Ainda agora aqui cheguei mostra, ano após ano, que é um cartaz que tem todas as condições para continuar e para crescer já a partir do próximo ano, com o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, das coletividades, mas, sobretudo, com a entrega da comunidade, dos aranhiços que abrem as suas casas e trabalham para que quem vem se sinta em casa e fazem desta festa algo único na nossa região.”
O evento, organizado pela Junta de Freguesia de Aranhas, pela Câmara Municipal de Penamacor e pelo Rancho Folclórico de Aranhas, contou durante os três dias com animação musical itinerante, teatro de rua, espaço infantil Casa da Fotografia e uma vasta oferta de gastronomia tradicional.
