A Mutualista da Covilhã foi distinguida pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) com o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2025, na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o projeto MentALdeias – Apoio Psicossocial Pós-Incêndios. Os resultados foram divulgados no website institucional da CASES.
A Mutualista sublinha que esta é a primeira vez que recebe este importante galardão nacional, que reconhece todos os anos projetos com impacto relevante na área da Economia Social.
Detalha que o Ment’Aldeias – Apoio Psicossocial Pós-Incêndios foi executado ao longo de 12 meses, atuou em seis aldeias do concelho da Covilhã fortemente afetadas pelos incêndios de agosto de 2022, nomeadamente Verdelhos, Sarzedo, Atalaia, Orjais, Aldeia do Souto e Vale Formoso, com uma equipa multidisciplinar que dinamizou consultas de psicologia, sessões de apoio psicossocial, atividade física, animação sociocultural, entre outras ações.
Nelson Silva, Presidente da Mutualista da Covilhã, citado em nota de imprensa frisa que “é uma enorme honra sermos distinguidos com este Prémio. E recebê-lo por um projeto que nasceu para cuidar das pessoas e das aldeias da nossa Serra após a catástrofe de 2022 tem um simbolismo ainda maior”. “Partilhamos esta distinção com todas as pessoas e entidades parceiras que estiveram connosco no Ment’Aldeias.”
Foram parceiros do projeto as Juntas de Freguesia de Orjais, Teixoso e Sarzedo, Vale Formoso e Aldeia do Souto, Verdelhos, o Centro de Apoio a Idosas do Sarzedo e o Grupo Desportivo e Recreativo Estrelas da Atalaia.
Na nota é realçado que este é o 25.º prémio nacional conquistado pela Mutualista da Covilhã em pouco mais de uma década, nas mais diversas áreas de atuação, e representa o reconhecimento de uma abordagem sustentada, humanista e próxima do território.
