Região sob avisos amarelo e laranja: vento até 120 km/h, chuva forte e neve a cotas baixas

A região vai estar sob forte instabilidade meteorológica entre hoje, terça-feira (27), e quarta-feira (28), levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir avisos meteorológicos de nível amarelo e laranja para vento, precipitação e neve.

O fenómeno mais preocupante será o vento, com aviso laranja em vigor entre a meia-noite e as 09:00 de quarta-feira (28). São esperadas rajadas até 100 km/h, podendo atingir 120 km/h nas altas. Segundo o IPMA na região da Guarda o aviso é vermelho e as rajadas poderão chegar aos 140km/h.


Uma situação que poderá provocar queda de árvores e estruturas, cortes no fornecimento de eletricidade, condicionamentos e interdições de estradas e risco acrescido para quem circula em zonas expostas

Entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira (28) estará em vigor um aviso amarelo devido a precipitação por vezes forte, com possibilidade de: inundações rápidas; acumulação de água nas vias e dificuldades na circulação.

A queda de neve é outro fator de preocupação. Está ativo um aviso laranja desde as 16:20 de hoje, terça-feira (27) até às 06:00 de quarta-feira (28).

O IPMA prevê: Neve acima dos 1600 metros, descendo até aos 800 metros. Os impactos prováveis incluem estradas cortadas, formação de gelo, danos em árvores e perturbações no abastecimento local.

A partir das 06:00 de quarta-feira, o aviso passa a amarelo até às 18:00, com neve acima dos 1500 metros e acumulações até 5 cm.

As autoridades recomendam à população da região que: Evite deslocações para zonas de serra; redobre os cuidados na condução; garanta a fixação de objetos soltos no exterior. Acompanhe os avisos da Proteção Civil.