O Gimnásio Clube da Covilhã voltou a afirmar-se no panorama nacional do xadrez ao marcar presença no Campeonato Nacional de Semi-Rápidas por Equipas, levando duas formações à competição e obtendo resultados relevantes frente a equipas de todo o país.
Em nota divulgada pelo clube, é sublinhado que “o Gimnásio Clube da Covilhã e o xadrez covilhanense voltaram aos grandes palcos nacionais”, num regresso que ficou marcado pelo bom desempenho da equipa B.
A formação B teve uma prestação particularmente positiva, sendo “a equipa com melhor rácio de classificação face ao ranking inicial”. No final da prova, alcançou “um excelente 53.º lugar (em igualdade pontual com o 42.º) fruto de 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas”.
Entre os jogadores da equipa B, o clube destaca Cândido Gonçalves, que obteve “uma eficiência de 78,6% (5,5 pontos em 7 possíveis)”. Também contribuíram para o desempenho da equipa José Aragão (5/7), Luís Marques (3/6), Romeu Afonso (2/5) e Paulo Fazendeiro (2/7). Este último merece ainda um destaque especial por, na terceira ronda, ter derrotado “o IM e um dos mais conceituados jogadores e professores de xadrez do país, António Frois”.
Já a equipa A, composta por Nuno Martins (4,5/8), Sajad Zaresefat (4/8), Luís Ulbrich (3,5/8) e Dominick Wegrzyn (2,5/8), terminou a competição no 86.º lugar.
Entretanto, o Gimnásio Clube da Covilhã já prepara a próxima iniciativa. No dia 8 de fevereiro realiza-se o Torneio de Xadrez do 104.º Aniversário do Sport Tortosendo e Benfica, que será “aberto a toda a população” e terá início às 14h00, promovendo a prática e a divulgação do xadrez na região.
