ESCM continua à espera de obras de requalificação. CMC espera respostas positivas no próximo aniversário.

No âmbito das comemorações do 142º aniversário da Escola Secundária Campos Melo (ESCM), o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Hélio Fazendeiro, deixou uma mensagem de esperança sobre as obras de requalificação da escola, e espera dar notícias mais positivas no próximo aniversário.

“O Município da Covilhã vai fazer a quarta candidatura das obras necessárias para o projeto da ESCM, esperemos que à quarta seja de vez e que num próximo aniversário eu possa estar aqui a dar-vos notícias mais positivas e concretas sobre a requalificação do espaço da escola. Estamos a aguardar que os fundos comunitários e aprovações do governo permitam que avancemos com estas obras”, começou por dizer Hélio Fazendeiro.


O presidente, presente nas comemorações, enfatizou ainda o facto da ESCM ser uma escola com vários investimentos e que poderão contar com o município para acompanhar todos os desafios e objetivos.

“Esta escola tem acompanhado os tempos e agarrado as oportunidades. Temos um conjunto de investimentos que foram feitos nos últimos anos, que capacitam esta escola, naquilo que é uma formação determinante na componente tecnológica, em outras áreas de atividade. É também uma referências nas artes e no design, não só a nível local, mas também regional em muitas áreas. Podem contar com a CMC para vos acompanhar naquilo que são os vossos desafios”, disse Hélio Fazendeiro.

Sandra Gamboa, Diretora da Escola, admitiu durante a sua intervenção que, apesar da tradição e da lealdade ao legado daquilo que é a ESCM, continuam comprometidos com a modernidade e com os avanços tecnológicos.

“A Escola Secundária Campos Melo é fiel ao seu legado, mas plenamente comprometida com a modernidade. E é aqui que ganha relevância um investimento que temos vindo a concretizar e a fortalecer nos nossos centros tecnológicos especializados, nas áreas de informática e da indústria. Estes centros representam muito mais que equipamentos novos ou salas modernas, representam uma visão de uma escola que prepara os seus alunos, para profissões emergentes, para contextos tecnológicos exigentes e também para desafios de inovação e competitividade”, rematou.

Sandra Gamboa deixou ainda a mensagem de que quer colocar os alunos no centro e “não deixar ninguém para trás.”

“Queremos uma escola que não deixa ninguém para trás, promove sucesso com exigência e apoio, que valoriza o mérito e o esforço, que integra a inovação, que aproxima a aprendizagem do mundo do trabalho e da cidadania, e que coloca os nossos alunos no centro.”

Diana Dias, presidente da Associação de Estudantes, acredita no compromisso e na vontade de continuar a inspirar.

“A Associação de Estudantes acredita no equilíbrio, entre exigência e proximidade, entre tradição e inovação. É esse equilíbrio que faz da ESCM uma escola que honra o seu passado e constrói o seu futuro. Que este aniversário seja a reafirmação do compromisso de todos nós, com uma escola que continua a formar, a desafiar e a inspirar.”

Recorde-se que a sessão comemorativa do 142º aniversário, decorreu no dia de ontem, no auditório da escola, e o painel de abertura contou com a presença da Diretora da escola, Sandra Gamboa, do presidente da CMC, Hélio Fazendeiro, da presidente da Associação de Estudantes, Diana Dias e da presidente do Conselho Geral, Guida Dias.