No início de um novo ano, o Grupo Humanitário de Dadores de Sangue da Covilhã lança um apelo à população para participar numa causa verdadeiramente vital: a primeira recolha de sangue de 2026, que se realiza no próximo dia 8 de janeiro, na Sede Social do Grupo Humanitário, no horário habitual, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:00.
O Grupo sublinha que as reservas de sangue se encontram atualmente em níveis preocupantes, uma realidade que tende a agravar-se nesta altura do ano devido ao aumento de infeções respiratórias e da gripe, levando a uma diminuição do número de dadores disponíveis.
Apesar disso, as necessidades dos hospitais mantêm-se constantes. Doentes oncológicos, vítimas de acidentes, pessoas submetidas a cirurgias e doentes crónicos dependem diariamente da dádiva de sangue para sobreviver.
A dádiva de sangue é um gesto simples, seguro e solidário, que pode salvar várias vidas e fazer a diferença entre a vida e a morte para quem dela necessita, vinca o Grupo na nota enviada à RCC.
Durante esta recolha, os dadores serão também convidados a inscrever-se como potenciais dadores de medula óssea, contribuindo para dar esperança a quem aguarda um transplante.
Para participar é necessária inscrição prévia.
