UBI participa em consórcio internacional para promover a inclusão no Ensino Superior

A Universidade da Beira Interior (UBI) está envolvida num consórcio internacional, que visa promover a igualdade de oportunidades e a inclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade no Ensino Superior.

Este trabalho insere-se no Projeto EDUDER – Derecho a la igualdad de estúdios universitários por los grupos más vulnerables, uma iniciativa financiada pelo programa ERASMUS+, da União Europeia, que reúne 19 universidades ibero-americanas.


A UBI é a única instituição portuguesa a integrar este consórcio, sendo que durante o II Encontro Global EDUDER, que decorreu de 24 a 26 de novembro, em Guatemala, a Universidade apresentou os resultados do Programa Piloto UBInclusão.

Esse programa foi desenvolvido para apoiar estudantes vulneráveis e contou com a adesão voluntária e esclarecida dos estudantes que beneficiaram de acompanhamento personalizado no ano letivo anterior.

A coordenação do projeto na UBI está a cargo de Amélia Augusto, com a colaboração de Alcides Monteiro e Nuno Miguel Augusto, docentes e investigadores do Departamento de Sociologia, e de Raquel Moreira, do Gabinete de Inovação Pedagógica.

Recordar que as atividades decorrem até junho de 2026, período durante o qual será avaliada a implementação dos planos de mentoria. Os dados recolhidos nesta fase serão determinantes para a eventual institucionalização do programa na UBI.