TMC~ recebe “O que se Abre em Nós” de Sofia Dias e Vítor Roriz dia 21

O Teatro Municipal da Covilhã (TMC~) vai apresentar “O que se Abre em Nós”, novo espetáculo concebido e interpretado por Sofia Dias e Vítor Roriz, no dia 21 de fevereiro, pelas 21:30.

Com texto do encenador e dramaturgo Tiago Rodrigues, estes dois artistas regressam ao dueto sete anos depois, sendo que neste, os materiais coreográficos, sonoros e textuais emergem de uma pesquisa em torno da tensão entre a banalidade do quotidiano e a intensidade da cena.


A peça baseia-se num musical bizarro, uma conversa e uma dança que resiste à nomeação. O duo reinventa o passado e testa novas formas de estarem juntos, sendo que a partir da sua história comum, fazem da dependência da cena um ponto de fuga para pensar o que é continuar.

Em 2011 foram consagrados com o Prix Jardin d’Europe com o espetáculo “Um gesto que não passa de uma ameaça” e desde então têm sido convidados a colaborar com diversos artistas, entre os quais, Marco Martins, Clara Andermatt, Mark Tompkins, Felipe Hirsch, Boris Charmatz e mais frequentemente com Tiago Rodrigues.

Têm criado performances em diálogo com o trabalho de alguns artistas visuais, tais como Catarina Dias, Francisco Tropa (Serralves e CND Paris), Rui Chafes e Alberto Giacometti (CAM e FCGulbenkian); Vivian Suter (MAAT em colaboração com Alkantara). Criaram também “À distância de um braço” para o Museu Nacional de Arte Antiga/2025.

No contexto do BOCA Bienal 2025 estiveram no Museu do Prado, onde encenaram um texto original de Tiago Rodrigues “El Otro Goya”. Foram aindaconvidados a fazer a curadoria do PACAP 2 (2018/2019) e PACAP 6 (2023) – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas. Entre 2023/24 foram Artistas Residentes na Fundação Champalimaud – Pontes para o Desconhecido e em 2025 foram artistas Em Casa nos Estúdios Vítor Córdon.

O bilhete para este espetáculo tem o custo de 8 euros, no entanto, pessoas com mais de 60 anos, menos de 30, estudantes e profissionais das artes pagam 6 euros.