Amaro Teixeira é vice-campeão nacional na estreia da maratona de marcha atlética em Portugal

O atleta Amaro Teixeira, do Penta Clube da Covilhã, sagrou-se Vice-Campeão Nacional no 1.º Campeonato Nacional de Maratona de Marcha Atlética, competição histórica por marcar a estreia desta distância em Portugal.

A prova realizou-se no passado 25 de janeiro, em Porto de Mós, sob condições climatéricas adversas, com chuva intensa e vento forte, o que tornou o desafio ainda mais exigente para os atletas.


Este campeonato assinala uma nova era na marcha atlética, já que as tradicionais distâncias de 50 km e 35 km foram substituídas pela maratona (42,195 km) e pela meia maratona, acompanhando a recente alteração do regulamento internacional. Com esta mudança, as distâncias da marcha passam a ser iguais às da corrida, incluindo no programa dos Jogos Olímpicos.

A vitória absoluta foi alcançada por João Vieira, atleta olímpico do Sporting Clube de Portugal, que estabeleceu recorde nacional da distância e também do seu escalão.

Amaro Teixeira, além de conquistar o 2.º lugar da geral, estabeleceu igualmente o recorde nacional do escalão M35, consolidando-se como uma das principais referências da marcha atlética nacional na categoria de veteranos.

Treinador do próprio clube, o atleta já traça objetivos ambiciosos para 2026: representar Portugal nos Europeus de pista curta de Masters, na Polónia; competir nos Europeus de estrada de Masters, na Sicília e marcar presença no Campeonato do Mundo de pista ao ar livre de Masters, em Daegu, Coreia do Sul, considerado o grande objetivo da época.