CCDR Centro abre concurso de 4 milhões de euros para apoiar empresas do Pinhal Interior

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) anunciou a abertura de um concurso no valor de 4 milhões de euros, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), para apoiar micro e pequenas empresas localizadas no território do Pinhal Interior, no âmbito do Programa Regional do Centro 2030.

De acordo com o documento do aviso, os apoios destinam-se ao financiamento de investimentos produtivos nos setores da indústria, turismo, comércio e serviços, privilegiando projetos que promovam a coesão territorial, a valorização dos recursos endógenos, bem como a transição verde e digital, a diferenciação e a inovação tecnológica.


Os projetos poderão apresentar um investimento elegível máximo de 300 mil euros, sendo comparticipados pelo FEDER até 70% do valor, desde que promovidos por micro ou pequenas empresas.

“Este apoio corresponde à concretização de um instrumento de financiamento dirigido diretamente às empresas, previsto na Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior”, refere o documento do concurso, sublinhando que a medida vem complementar outros investimentos já apoiados pelo Centro 2030, como áreas de acolhimento empresarial, incubadoras e espaços de coworking, promovidos pelos municípios, bem como projetos de empreendedorismo e atração de investimento dinamizados pelas comunidades intermunicipais.

A presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, destaca a importância estratégica deste território:

“O Pinhal Interior é um território com grandes fragilidades que exige uma resposta específica, que está a acontecer com a Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior. O Centro 2030 tem uma dotação de 45 milhões de euros que lhe está reservada e, na sua maioria, está já colocada à disposição do território e dos seus agentes”.

A responsável sublinha ainda que estes apoios “significam uma atenção particular à presença das empresas no Pinhal Interior, assegurando empregos e contribuindo para a fixação de pessoas no território”.

O Pinhal Interior abrange 24 municípios, distribuídos por cinco Comunidades Intermunicipais da Região Centro: Região de Coimbra, Região de Leiria, Médio Tejo, Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela.