Uma nova espécie de ácaro aquático até agora desconhecida pela ciência foi identificada na praia fluvial do Sabugueiro, na Serra da Estrela, no âmbito de amostragens realizadas pelo projeto europeu Biodiversity Genomics Europe.
De acordo com uma nota divulgada pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, a descoberta resulta do trabalho liderado em Portugal pela entomóloga Sónia Ferreira, da Associação BIOPOLIS-CIBIO da Universidade do Porto.
A espécie foi designada Hygrobates maremagnum, tendo o exemplar de referência, conhecido como holótipo, sido recolhido no verão de 2023 na praia fluvial do Sabugueiro. Para além deste espécime, outros indivíduos encontrados em vários locais da Serra da Estrela — nomeadamente no Vale do Rossim, na Ribeira da Fervença e no Covão do Forno — bem como no concelho de Lousada, foram fundamentais para a descrição e caracterização da nova espécie.
Segundo o CISE, esta descoberta demonstra que a Serra da Estrela continua a revelar importantes surpresas científicas, reforçando o papel da investigação básica no conhecimento e na conservação da biodiversidade.
A nova espécie encontra-se descrita no seguinte artigo científico: PEŠIĆ, V., KONOPLEVA, E. S., GIRÃO, D., VERGATA, C., SOUSA, L. G. & FERREIRA, S. (2026). Molecular phylogeny reveals a new species of the Hygrobates longipalpis complex from Portugal (Acariformes, Hydrachnidia, Hygrobatidae).
Disponível em AQUI
