Confraria Gastronómica da Cherovia e da Panela no Forno elege novos órgãos sociais

A Confraria Gastronómica da Cherovia e da Panela no Forno elegeu novos órgãos sociais, para o mandato 2026–2029, na assembleia geral realizada na passada sexta-feira, na Covilhã.

O momento ficou marcado pela mudança de liderança, com Sónia Moreira a assumir a chancelaria, sucedendo a Eduardo Cavaco, fundador e dirigente da instituição durante os últimos seis anos. A nova direção foi eleita por unanimidade e aclamação, depois de apresentada a sufrágio uma única lista.


No seu primeiro discurso como chanceler, Sónia Moreira agradeceu a confiança dos confrades e garantiu total empenho em dar continuidade ao trabalho desenvolvido, reforçando a valorização das tradições gastronómicas da Covilhã e a projeção regional e nacional da Confraria.

A nova chancelaria integra ainda Maria Filomena Trindade (secretária), Liliana Dias (tesoureira), Regina Almeida, Estefânia Barroso e Graça Esgalhado (vogais).

Na Assembleia Geral/Capítulo Geral, assumem funções Eduardo Cavaco, como Grão-Mestre, António Moreira, como Vice-Grão-Mestre, e Irene Ribeiro, na qualidade de secretária.

Já o Conselho Fiscal/Colégio dos Inquiridores fica constituído por João Paiva Santos, que assume as funções de Inquiridor-Mor, Nuno Ezequiel Pais, como relator, e Paulo Runa, como secretário.

Durante a reunião foram igualmente aprovados, por unanimidade, o relatório de atividades e contas de 2025, bem como o plano de atividades, que apresentam um saldo positivo de 1.866,63 euros. Foi também aprovado o plano de atividades e orçamento para 2026.

Na despedida, Eduardo Cavaco destacou o percurso de consolidação da Confraria no panorama gastronómico regional e nacional, com a edição de quatro livros, a realização de cinco capítulos, a criação da confraria infantil, a dinamização do Dia Nacional da Panela no Forno e várias representações em Portugal e Espanha.