A Câmara Municipal da Covilhã viu aprovada uma candidatura a fundos comunitários no valor de 2,4 milhões de euros para a modernização administrativa do município, verba que já foi integrada na primeira revisão ao orçamento municipal, aprovada na quinta-feira, dia 12.
Segundo explicou o presidente da autarquia, Hélio Fazendeiro, o projeto será financiado em 85% por fundos comunitários, cabendo ao município um esforço financeiro de 15%.
No ano de 2026, a Câmara prevê executar 2,2 milhões de euros no âmbito deste projeto, que permitirá um investimento profundo na transformação digital dos serviços municipais.
“Esta candidatura vai-nos permitir reforçar e fazer investimento no âmbito da digitalização de arquivos do município, na renovação dos equipamentos informáticos e naquilo que é um compromisso eleitoral de aproximar a administração local das populações”, explicou.
Um dos projetos mais relevantes será a criação de um balcão único móvel, que irá percorrer as aldeias e freguesias do concelho.
“Vamos passar a ter, com frequência e regularidade, uma unidade móvel do balcão único dos serviços municipais que vai percorrer as nossas aldeias e freguesias”, destacou o autarca.
O investimento permitirá ainda reforçar as condições de segurança informática e cibersegurança do município.
“É também uma candidatura que nos vai permitir investir substancialmente naquilo que são as condições de segurança da infraestrutura informática e de cibersegurança do município”, acrescentou.
Para Hélio Fazendeiro, este projeto representa um passo decisivo na modernização dos serviços e na aproximação da autarquia aos cidadãos.
