Filmes de vários países marcam programação do Cineclube Gardunha em fevereiro

O Cineclube Gardunha apresenta, durante o mês de fevereiro, uma programação marcada pela diversidade cultural, com filmes provenientes de Portugal, Noruega, Espanha, Brasil e Bélgica. As sessões decorrem maioritariamente n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, sempre às 21:00.

A programação arranca hoje com a exibição do filme português “Complô”, de João Miller Guerra. A obra acompanha o rapper e ativista Ghoya, num retrato entre a criação artística e a luta contra as injustiças sociais.


Amanhã, dia 4 de fevereiro, pelas 10:00, realiza-se uma sessão extra dirigida aos alunos da Escola Secundária do Fundão, no auditório da escola. Em ambas as sessões, Ghoya estará presente para conversar com o público.

A 10 de fevereiro, será exibido “Valor Sentimental”, do realizador norueguês Joachim Trier, filme distinguido no último Festival de Cannes. Trata-se de um drama intimista sobre um realizador que, no meio de um novo projeto, se vê obrigado a enfrentar conflitos antigos com as suas duas filhas.

Excecionalmente à segunda-feira, a 16 de fevereiro, o público poderá assistir a “Sirât”, de Olivier Laxe, também premiado em Cannes. O filme acompanha um pai e um filho na procura de uma jovem desaparecida, numa viagem intensa e perturbadora que os conduz a um universo limite.

No dia 21 de fevereiro, sábado, o Cineclube Júnior apresenta, às 15:00, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, o filme de animação brasileiro “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. A história acompanha Cuca, uma criança que deixa o campo em busca do pai, descobrindo um mundo marcado por desigualdades.

A programação termina a 24 de fevereiro com “Jovens Mães”, dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, um drama sobre jovens mulheres em situação de vulnerabilidade e sobre os laços que se criam em contextos extremos.