A Galeria António Lopes continua, em 2026, a apostar na formação artística com o ciclo “Oficinas de Artes”, uma nova proposta de atividades mensais de fim de semana destinada a todas as idades. A iniciativa conta com a colaboração do artista plástico Fernando Aranda, professor de Desenho na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e doutorando em Media Artes.
A segunda oficina do ciclo realiza-se no próximo dia 21 de fevereiro, entre as 10:00 e as 13:00, e será dedicada ao tema Desenho de Natureza Morta. A sessão vai abordar a representação de objetos inanimados — como frutas, flores, louças ou livros — dispostos artisticamente, a partir da observação direta, tendo em conta aspetos como composição, luz, sombra e forma.
Este conjunto de oficinas decorre mensalmente ao longo do ano e já tem novas datas e temáticas confirmadas: Fotografia Alternativa – Gumoil (21 de março), Desenho de Figura Humana (11 de abril), Fotografia Alternativa – Cianotipia e Viragem da Cor (9 de maio) e Desenho de Paisagem (20 de junho). Está ainda planificada uma Oficina de Gravura.
As oficinas destinam-se a jovens e adultos a partir dos 16 anos, não sendo necessários conhecimentos prévios em artes visuais. A participação exige inscrição obrigatória, através do e-mail info@fernandoaranda.art ou do telefone 967 695 054, uma vez que as vagas são limitadas.
Todos os participantes recebem um certificado de presença por cada oficina frequentada. Aqueles que concluírem todos os ateliers do ciclo terão ainda direito a um diploma específico do Curso de Artes.
Os materiais são fornecidos em cada sessão, sendo apenas pedido aos participantes que levem um avental ou roupa adequada.
