O Município da Covilhã conquistou o primeiro lugar na categoria de Destino Desportivo do Ano entre os concelhos com 25.001 a 50.000 habitantes. O reconhecimento foi atribuído pelo programa Municípios Amigos do Desporto, dinamizado pela Cidade Social.
A cerimónia de entrega do prémio realizou-se esta sexta-feira, 20 de fevereiro, distinguindo as autarquias que melhor conseguem integrar o desporto na sua estratégia turística e territorial, em diferentes níveis de intervenção.
Segundo nota do Município da Covilhã, mais do que um prémio, esta distinção representa um incentivo para continuar a promover boas práticas e políticas públicas orientadas para a dinamização da prática desportiva em diversas modalidades e para diferentes faixas etárias. A estratégia municipal engloba a organização de eventos desportivos, a promoção de experiências associadas ao desporto e a consequente atração de visitantes ao concelho.
A autarquia sublinha ainda que o galardão constitui um reconhecimento do esforço coletivo de técnicos, dirigentes, associações e parceiros locais que contribuem diariamente para afirmar a Covilhã como um território ativo, dinâmico e atrativo, tanto para residentes como para visitantes.
Os resultados foram apresentados publicamente no Seminário “Desporto & Turismo — Sinergias para o Desenvolvimento Territorial”, que decorreu no Cineteatro Messias, na Mealhada, reunindo especialistas, autarcas e técnicos de todo o país para debater o papel do desporto na promoção e valorização turística dos territórios.
