Mutualista da Covilhã leva consultas médicas a Maçainhas após mais de uma década sem médico

A população de Maçainhas, no concelho de Belmonte, vai voltar a ter consultas médicas na própria aldeia, mais de dez anos depois do encerramento da antiga extensão de saúde. A novidade resulta de um protocolo de cooperação hoje formalizado entre a Mutualista da Covilhã e a Junta de Freguesia de Maçainhas.

O acordo, assinado no Balcão Mutualista, no centro da Covilhã, prevê a realização regular de consultas de Medicina Geral e Familiar no mesmo espaço onde funcionava o antigo posto médico, instalado no edifício da Junta de Freguesia, encerrado há mais de uma década.


De acordo com o documento, para beneficiar do serviço “basta à população tornar-se associada da Mutualista da Covilhã”, sendo que os encargos com a quotização “serão também assegurados pela Junta”. As consultas serão totalmente financiadas pela autarquia.

Este protocolo marca também a primeira vez que a Mutualista da Covilhã passa a operar fora do concelho. Para o presidente da instituição, Nelson Silva, trata-se de “uma nova etapa” na missão da associação. “Este protocolo marca uma nova etapa para a nossa instituição, em que levamos a missão da Mutualista mais longe e, ao mesmo tempo, mais perto das pessoas”, afirmou, sublinhando ainda que “sabemos o que significa para uma comunidade voltar a ter médico na aldeia”.

O dirigente destaca que a iniciativa representa “um compromisso claro com a proximidade e com o acesso à saúde, sobretudo em territórios mais isolados e envelhecidos”.

Também a presidente da Junta de Freguesia de Maçainhas, Alexandra Pombo, considera o momento um “marco histórico” para a freguesia, que tem cerca de 300 habitantes. “Vamos reabrir o posto médico encerrado há mais de uma década e fazemo-lo num momento em que o paradigma da saúde se tem vindo a afastar das pessoas, quando deveria estar mais próxima, sobretudo numa comunidade maioritariamente idosa”, afirmou.

A autarca garante que, com esta parceria, a freguesia vai “devolver a Saúde à população, com proximidade, dignidade e respeito”.

O primeiro dia de consultas está marcado para 15 de fevereiro, a partir das 14 horas. Nesse dia, serão também realizados rastreios de enfermagem gratuitos. As marcações e mais informações podem ser feitas através da Junta de Freguesia de Maçainhas, pelos números 939 133 116 ou 964 066 558.