PCP promove debate público no Fundão sobre energias renováveis e interesse público

A Direção de Organização Regional de Castelo Branco do Partido Comunista Português (PCP) vai promover, no próximo dia 7 de fevereiro de 2026, às 15:00, no Casino Fundanense, no Fundão, um Debate Público subordinado ao tema “Energias Renováveis: Entre a Sustentabilidade e o Negócio”.

Segundo a nota divulgada pela organização, num distrito “marcado pela riqueza natural, pela atividade agrícola e por fortes desafios territoriais e sociais”, a transição energética levanta “questões decisivas quanto ao uso do solo, à preservação do ambiente, ao ordenamento do território e à qualidade de vida das populações”.


O PCP sublinha ainda que é fundamental discutir se o atual modelo de desenvolvimento das renováveis “está a servir o interesse público ou a responder sobretudo a lógicas de concentração económica e mercantilização da energia”.

O debate contará com a participação de Demétrio Alves, doutorado em Planeamento e Ordenamento do Território e investigador do CICS.NOVA, bem como de eleitos e convidados locais e regionais, com o objetivo de promover uma reflexão “informada e plural” sobre os modelos energéticos em curso.

A iniciativa é aberta à população, associações e entidades locais. De acordo com a nota, o encontro afirma o princípio de que “a energia do futuro só faz sentido se servir as pessoas e preservar os lugares onde vivem”.