O povo do Souto da Casa vai voltar a reunir-se, na quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026, para celebrar a Tomada do Carvalhal, uma das mais emblemáticas tradições populares da região, que este ano assinala o seu 136.º aniversário.
As comemorações têm início a partir das 9:30, com o hastear das bandeiras na Junta de Freguesia do Souto da Casa, seguindo-se a romagem ao Carvalhal, em plena Serra da Gardunha.
Considerada por muitos como o primeiro grito de liberdade em Portugal, a Tomada do Carvalhal recorda a sublevação do povo do Souto da Casa contra a tentativa da família Garrett de impedir a população de cultivar os terrenos do Carvalhal, no final do século XIX. Para a comunidade, aquelas terras nunca poderiam ser propriedade de um só, mas sim pertença coletiva, pois eram trabalhadas e cuidadas pelo povo “desde sempre”.
A tradição mantém-se viva todos os anos na Quarta-Feira de Cinzas, quando a população se junta e, ao tiro de morteiro, ruma ao Carvalhal para reafirmar a sua ligação à terra e à memória dos que lutaram pelos seus direitos.
Mais do que uma festa, a Tomada do Carvalhal continua a ser um símbolo de identidade, resistência e união, transmitido de geração em geração, e um dos momentos mais marcantes da vida cultural do Souto da Casa.
