Teatro Municipal da Covilhã garante apoio de 600 mil euros da Direção-Geral das Artes

O Teatro Municipal da Covilhã (TMC~) assegurou um financiamento global de 600 mil euros para o período entre 2026 e 2029, no âmbito dos apoios à programação da Rede de Teatros e Cineteatros atribuídos pela Direção-Geral das Artes (DGArtes).

De acordo com nota da autarquia a decisão foi divulgada esta quinta-feira, 26 de fevereiro, e o apoio corresponde a uma verba anual de 150 mil euros. Resulta da candidatura apresentada pelo equipamento cultural covilhanense, sendo interpretado como um reconhecimento da qualidade da programação artística e da estratégia cultural definida para o Teatro Municipal.


Os resultados colocam o TMC~ como o equipamento cultural mais bem classificado no território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, passando a integrar o conjunto de teatros com financiamento regular no âmbito deste programa nacional.

Segundo a mesma nota, a candidatura aprovada aposta numa programação pluridisciplinar e agregadora, envolvendo estruturas artísticas do concelho e da região, assumindo o teatro como plataforma de articulação entre criação contemporânea, conhecimento, território e comunidade. O projeto pretende ainda reforçar sinergias locais, regionais e nacionais.

O plano de programação para o quadriénio 2026-2029 dá continuidade aos eixos já desenvolvidos desde janeiro sob a nova direção artística, abrangendo áreas como cinema, arquitetura, artes visuais, teatro, música, cruzamentos disciplinares e novos horizontes sonoros, consolidando o TMC~ como espaço de criação, pensamento e experimentação contemporânea.

Citado na nota, o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Hélio Fazendeiro, considera que este financiamento confirma o mérito do trabalho realizado e representa “um contributo fundamental” para reforçar a aposta do executivo municipal na cultura e afirmar o Teatro Municipal da Covilhã como estrutura estratégica para o território.