UBI cria centro de inovação para apoiar candidaturas a projetos com recurso a IA

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai lançar um novo centro de inovação dedicado à elaboração de candidaturas a projetos financiados pela União Europeia, com recurso à Inteligência Artificial (IA). A iniciativa, designada UBI Training Hub – AI-Assisted Project Writing, tem por base o sistema WinCode e pretende promover uma utilização ética, rigorosa e responsável da tecnologia na redação de propostas.

De acordo com a informação divulgada pela UBI, o novo hub “assenta em bases metodológicas que incorporam aspetos que o diferenciam de outras ferramentas”, destacando-se a filosofia Human-in-the-Loop e um Fact-Checking Mandate, que garante pesquisas apenas em fontes oficiais e evita as chamadas “alucinações” associadas a modelos genéricos de IA.


A Vice-Reitora Sílvia Socorro sublinha que “este aspeto diferenciador pesou naturalmente na adesão à iniciativa, pois apesar de muitas instituições de renome terem formações a este nível, como é o caso do MIT, da Universidade de Boston ou da Universidade de Oxford, só para referir algumas, a UBI considera que existem preocupações e critérios que é preciso garantir, no uso destas ferramentas”.

A responsável acrescenta ainda que a instituição está também a investir em “cursos e Webinars de Ética e Integridade da Investigação e de utilização responsável de IA, que irão abrir em breve”.

O UBI AI Project Writing Hub pretende inovar na escrita de candidaturas, adotando um modelo cientificamente rigoroso de conceção e gestão de projetos, com o objetivo de maximizar a captação de financiamento europeu e reforçar a sustentabilidade das iniciativas.

O curso de lançamento decorre entre 3 e 5 de fevereiro, sendo centrado na utilização responsável da IA e na aplicação de metodologias estruturadas que abrangem todo o ciclo de um projeto, desde a conceção à implementação e divulgação de resultados.

Para Sílvia Socorro, “a questão central em torno do uso da IA é a sua aplicação dentro dos mais rigorosos padrões éticos e de boas práticas”, salientando que o tema tem sido amplamente debatido por entidades como a European University Association (EUA).

O novo hub resulta de uma parceria entre a UBI e a empresa Better Future (Eslovénia), tendo como interlocutora a unidade de investigação NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais. A universidade acredita que a estrutura poderá vir a afirmar-se como um Centro de Excelência, estendendo a sua ação a entidades públicas, privadas, ONGs e PME, reforçando a capacidade da região para competir por fundos como o Horizon Europe e o Erasmus+.

A assinatura do protocolo entre a UBI e a Better Future decorre hoje, dia 3 de fevereiro, às 16:30, na Fábrica do Moço (Polo I), com a presença de Sílvia Socorro e Igor Razbornik, representante da Better Future.