Universidade da Beira Interior quer incentivar jovens do Interior para áreas STEM

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a preparar o projeto “STEM Interior@UBI — Rede Integrada para a Promoção das Raparigas e Mulheres em STEM e TIC no Interior”, com o objetivo de motivar alunas da região a seguir percursos académicos e profissionais nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e tecnologias da informação.

De acordo com nota de imprensa da instituição, a candidatura será submetida ao Programa PESSOAS 2030 e envolverá mais de 40 parceiros, entre escolas, empresas e entidades da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. O projeto prevê ações de sensibilização, mentoria e acompanhamento, com vista a reduzir desigualdades de género e territoriais no acesso às áreas STEM.


A apresentação decorreu a 11 de fevereiro, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, efeméride instituída pela UNESCO em 2015.

Segundo a UBI, a iniciativa pretende reforçar o acesso, permanência e progressão de raparigas e mulheres nestas áreas, contribuindo para uma maior igualdade de oportunidades no Interior do país.