Urdidura: Cinema na Fábrica regressa amanhã com filme de Alain Resnais

A Fábrica Paulo de Oliveira, na Boidobra, recebe no próximo domingo, 22 de fevereiro, às 15h00, a VI sessão de Cinema na Fábrica, iniciativa integrada no projeto URDIDURA que abre o espaço industrial à comunidade e promove a fruição cultural.

A sessão decorre no refeitório da fábrica e inclui a exibição do filme Nuit et Brouillard (1956), do realizador francês Alain Resnais, seguida de conversa com o público e lanche-convívio.


Com curadoria de Cybelle Mendes, que fará a apresentação do filme, a conversa após a projeção será mediada em conjunto com João Dias. A obra, realizada dez anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, articula imagens de arquivo dos campos de concentração nazis com filmagens realizadas em 1955 nos locais já desativados, sendo considerada um marco fundador na representação cinematográfica do Holocausto.

O projeto URDIDURA é desenvolvido na Covilhã, promovido pela Beira Serra com direção artística da Quarta Parede, em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã, a Universidade da Beira Interior, o Museu de Lanifícios, a União de Reformados, Pensionistas e Idosos do Tortosendo, a Paulo de Oliveira, S.A. Com o apoio financeiro de PARTIS & Art for Change, uma iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação “la Caixa”, e do Município da Covilhã.