A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Fundão (BVF) vão dar início, a partir deste mês, à recolha de documentos, registos e memórias, que vão integrar as comemorações do seu centenário, celebrado em 2027.
A instituição está a preparar um conjunto de iniciativas para celebrar esta data, incluindo exposições temáticas, a edição do livro do centenário, a produção de um documentário e outras ações destinadas a divulgar a história dos 100 anos.
Segundo nota enviada à RCC, os BVF “apelam à colaboração da população, antigos e atuais bombeiros, famílias e instituições que possam possuir materiais relevantes, com o objetivo de enriquecer esta iniciativa.”
A recolha consiste em fotografias antigas, recortes de imprensa, panfletos, programas e outros materiais gráficos, documentos, registos ou objetos que testemunhem a atividade da associação.
“As comemorações do Centenário pretendem honrar o legado de coragem, sacrifício e dedicação que marcou um século de serviço público, celebrando simultaneamente o futuro da instituição e o compromisso contínuo com a população do concelho do Fundão”, pode ler-se ainda na nota.
Recordar que todos os documentos vão ser registados no momento do depósito e devolvidos posteriormente aos seus proprietários. O material pode ser entregue na secretaria dos BVF, enviados por correio, ou em caso de documentos digitais, enviados para o endereço eletrónico: bvfundao.secretaria@gmail.com.
