Da máquina de costura ao berbequim: CooLabora cria banca para requisitar ferramentas

A CooLabora – Cooperativa de Intervenção Social criou uma bancada de ferramentas, inserida nas comemorações do 18º aniversário, com o objetivo de requisitar certos materiais gratuitamente.

Apresentada esta quinta-feira, dia 12, na sua sede, esta iniciativa insere-se no âmbito da economia solidária, sendo que nos últimos anos têm sido realizadas diversas oficinas e é algo muito presente na CooLabora.


Graça Rojão, diretora executiva da CooLabora, afirmou, em declarações à RCC, que “poderia ser interessante existir uma bancada de ferramentas partilhadas.”

“Temos noção que muitos dos equipamentos que temos em casa, como o berbequim, a serra elétrica, a parafusadora, usamos muito esporadicamente e não é necessário provavelmente possuirmos esses objetos. Pensámos que poderia ser interessante termos uma bancada de ferramentas partilhadas.”

O financiamento surgiu no final de 2024, no entanto, a bancada tem funcionado de forma mais restrita e experimental. Neste momento, todas as pessoas podem requisitar os materiais, durante o período de uma semana, sem qualquer tipo de custo.

“Há algumas medidas adicionais, do ponto de vista da identificação da pessoa, deixar um documento que comprove a residência na Covilhã, mas de um modo geral será mais ou menos esse o modelo de funcionamento”, disse Graça Rojão.

A diretora destacou ainda a importância que esta iniciativa tem para a CooLabora e reforça a colaboração das pessoas em demonstrar vontade para ensinar a utilizar certas ferramentas, como máquinas de costura.

“É uma iniciativa que é muito importante, sobretudo para as pessoas que participam regularmente nas oficinas da CooLabora. Neste momento temos mais de uma centena de pessoas que participa regularmente e para essas pessoas, que já conhecemos, é importante porque existiram várias que se disponibilizaram até para ensinar.”

A CooLabora encontra-se também disponível para receber doações de ferramentas, caso existam pessoas que tenham esses equipamentos e a disponibilidade de colocar à disposição coletiva.

Foto: CooLabora CRL