Covilhã acolhe Sessão do Ensino Básico do Parlamento dos Jovens

A cidade da Covilhã vai receber, no próximo dia 17 de março, a Sessão Distrital do Ensino Básico do Parlamento dos Jovens, reunindo 71 deputados/as em representação de 17 escolas do distrito de Castelo Branco.

As Mesas das Sessões Distritais – do Ensino Básico e do Ensino Secundário – foram eleitas no passado dia 11 de fevereiro, nas instalações da Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), nos serviços de Castelo Branco.


No encontro que terá lugar na Covilhã, foram eleitos para a Mesa: Presidente: Sílvio de Brito Canarias – Escola Secundária do Fundão; Vice-Presidente: Henrique dos Santos Amaral – Escola Básica da Serra da Gardunha e Secretária: Maria Francisca Esteves – Escola Básica Cidade de Castelo Branco.

Durante a sessão, os jovens irão debater e aprovar os Projetos de Recomendação que serão submetidos à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, bem como eleger os representantes do distrito que defenderão estas propostas a nível nacional.

A Sessão Distrital do Ensino Secundário terá lugar no auditório dos serviços de Castelo Branco do IPDJ, no dia 16 de março, e contará com a participação de 18 escolas e 57 deputados.

A Mesa eleita é composta por: Presidente: Letícia Raquel Ramos de Matos – Escola Profissional Agostinho Roseta – UGT, Castelo Branco; Vice-Presidente: Pedro Ladeira da Mata – Escola Profissional do Conservatório de Castelo Branco e Secretária: Lua Raquel Martins Afonso – Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã.

Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é um programa da Assembleia da República e desenvolvido em parceria com diversas entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude. O projeto envolve alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas públicas, particulares e cooperativas, em Portugal e no estrangeiro.

A iniciativa tem como objetivo estimular a participação cívica e democrática dos jovens, promovendo o pensamento crítico, o diálogo e a reflexão sobre questões da sociedade contemporânea.

No ano letivo em curso, o tema escolhido é «Literacia Financeira: os jovens contam», desafiando os participantes a refletir sobre a importância da educação financeira, da gestão responsável dos recursos e da tomada de decisões conscientes, enquanto cidadãos ativos e participativos.