A Universidade da Beira Interior (UBI) alcançou a 374ª posição do QS World University Rankings: Europe, elaborado pela consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS), na edição de 2026, tornando-se a Universidade portuguesa que subiu mais lugares no ranking.
Com um registo de subida de 42 posições, a UBI registou a maior progressão entre as 26 instituições portuguesas, públicas ou privadas, sendo que no total foram analisadas 958 instituições de 42 países.
Elaborado pela primeira vez em 2024, este ranking baseia-se em 12 indicadores, onde a UBI conseguiu os melhores resultados em 10 parâmetros.
Um dos grandes contributos foi na área da investigação. Em” Citações por Artigo”, a UBI posicionou-se no 2.º lugar a nível nacional, apenas atrás da Universidade de Aveiro. Já em complemento, o desempenho em “Artigos por Docente” atingiu uma pontuação que coloca a Universidade entre as instituições nacionais com maior produtividade científica por docente.
No que diz respeito ao reforço da atividade científica, que tem reflexo direto na reputação académica, a UBI registou a melhor marca dos últimos três anos. Quanto à dimensão global, o indicador “Estudantes em Mobilidade de Entrada” evidenciou a capacidade da instituição, bem como a “Rede Internacional de Investigação” que também subiu nesta edição.
Registaram-se ainda progressos nas áreas da “Sustentabilidade”, “Empregabilidade”, “Reputação juntos dos Empregadores” e “Resultados de Emprego.”
Recorde-se que este ranking permite fazer comparações ajustadas ao contexto europeu do Ensino Superior, recorrendo a dados institucionais, inquéritos a académicos/empregadores e métricas bibliométricas.
