A Câmara Municipal da Covilhã aprovou por unanimidade, na reunião extraordinária realizada esta segunda-feira, um conjunto de contratos interadministrativos e protocolos de colaboração com juntas de freguesia e entidades promotoras de iniciativas culturais e desportivas, num pacote global de apoios superior a 51 mil euros.
No final da reunião, o presidente da autarquia, Hélio Fazendeiro, sublinhou que estão em causa “duas linhas que são estruturantes daquilo que é a política municipal”, referindo-se à reabilitação do espaço público e à promoção cultural e territorial nas freguesias.
Requalificação do espaço público
No âmbito da linha de apoio à requalificação do espaço público — que tem uma dotação global de 250 mil euros, distribuída pelas freguesias de acordo com o número de habitantes e com intervenções escolhidas pelas respetivas juntas — foram aprovados novos protocolos para várias localidades.
Estão contempladas: a recuperação do gradeamento da estrada municipal 512, na Barroca Grande, na freguesia de Aldeia de São Francisco de Assis, no valor de 7.500 euros; a requalificação do espaço envolvente à capela de Nossa Senhora do Carmo, em Cortes do Meio, também por 7.500 euros; a intervenção no Largo Dr. Carlos Coelho, no Paul, por 10 mil euros; e a reabilitação de um muro em xisto na estrada municipal 501, em Verdelhos, igualmente por 7.500 euros.
Apoio a festas e promoção do território
No âmbito da dinamização cultural e promoção do território, foram igualmente aprovados protocolos de apoio à realização de certames e festividades nas freguesias, com um apoio base de 2.500 euros por evento.
Entre as iniciativas apoiadas estão: as Festas da Vila, na Boidobra; o Festival da Chanfana, na Coutada; o Festival das Filhós, no Peso — que recebe um reforço de cerca de 1.400 euros, correspondente a verbas de anos anteriores que a junta decidiu canalizar para o certame; a iniciativa Aldeia em Festa, em São Jorge da Beira; e a festa Os Cronheiros, na União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo.
Hélio Fazendeiro destacou que estes protocolos visam reforçar o papel das freguesias na animação local e na valorização do território, considerando estas iniciativas essenciais para a coesão e dinamização das comunidades.
Apoios ao desporto e eventos universitários
Na reunião foram ainda aprovados apoios individuais a atletas do concelho, nomeadamente à atleta olímpica Laura de Jesus Mendes Taborda, com 1.500 euros para a preparação rumo aos Jogos Olímpicos de 2028, e ao atleta Amaro Teixeira, com um apoio de 800 euros, para participação em provas do Campeonato do Mundo masters na Coreia do Sul, Europeus na polónia e de Estrada na Itália.
Foi também celebrado um protocolo de 3.000 euros com a Federação Académica do Desporto Universitário para a realização, na Covilhã, da fase final do Campeonato Nacional Universitário de Futebol Virtual, iniciativa que deverá trazer mais de 300 participantes de vários pontos do país.
Aprovação unânime do executivo
A votação mereceu o apoio de todas as forças políticas representadas no executivo municipal. O vereador Carlos Martins, do MIPP, justificou o voto favorável, afirmando que “estas verbas são das mais bem gastas”, sublinhando que são as juntas de freguesia que estão “mais próximas das populações e da resolução dos problemas concretos de cada localidade”.
