Acreditação máxima para mestrado integrado

A A3ES, Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, validou o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da UBI pelo tempo máximo, seis anos recebe acreditação máxima.

O curso foi validado pela A3ES por mais seis anos, devido à estrutura global de qualidade que apresenta. Sustentou a decisão no facto do ciclo de estudos “permitir a aquisição de conhecimentos, capacidades e atitudes do futuro farmacêutico, num modelo de aprendizagem integrado”. O curso que integra a oferta formativa da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) cumpre também os requisitos legais de funcionamento, seguindo as orientações de Bolonha, de acordo com o relatório da entidade avaliadora.


Citada no site da UBI, Luiza Granadeiro, diretora do curso, sublinha que “o facto do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas existir numa Faculdade de Ciências da Saúde também foi considerado um ponto forte bem como a ligação e a proximidade de colaboração com o grupo de investigação da instituição. Estes dois pontos refletem-se na afirmação retirada do relatório preliminar elaborado pela Comissão de Avaliação Externa: ‘Os resultados da aprendizagem espelham a integração das componentes formativas de um modo progressivo e adaptado às necessidades das práticas profissionais”.

A docente e investigadora considera que o resultado da avaliação “é muito bom mas a dinâmica continua”, sendo a acreditação da A3ES mais um passo em direção ao futuro, assente numa estrutura considerada sólida e confiável. “Os resultados obtidos a cada momento e a evolução dos programas curriculares são objeto da nossa análise de forma contínua, para garantir a manutenção da excelência exigida ao exercício da profissão e a taxa de empregabilidade do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da FCS-UBI, que ronda os 100%”, refere Luiza Granadeiro, que é também vice-presidente da Faculdade de Ciências da Saúde.