Mestrado em Filosofia acreditado por seis anos

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior acreditou o Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário por seis anos, período máximo previsto por lei.

A decisão da A3ES é um “resultado importante”, como refere José Domingues, diretor do curso, depois de dois balanços que foram aproveitados para elaborar um plano de desenvolvimento do ensino da Filosofia da Universidade da Beira Interior (UBI) que compreende as direções de investigação, publicação, parcerias e formação.


Uma das características distintivas deste mestrado está presente na multidisciplinaridade que resulta do “trabalho colaborativo e especializado de fundo entre várias áreas disciplinares, de natureza teórica e aplicada, que integram o plano de estudos de diferentes departamentos da Universidade”, explica o diretor de um curso que coloca os estudantes “no centro de um plano destinado a dar relevância ao ensino de filosofia”.

O mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário integra a oferta formativa da Faculdade de Artes e Letras e tem um grande investimento nas relações com investigadores de universidades portuguesas e do Brasil.

Entre o público deste mestrado estão aqueles que procuram completar “o trabalho que fazem como profissionais nas escolas, numa forma de desenvolverem as competências que hoje mais valorizadas são no ensino”, segundo José Domingues, concluindo: “Por isso, importa chegar a estes, apoiar no processo de melhoria dos métodos de ensino e criar ambientes de conhecimento”.

Foto: Universidade da Beira Interior