Banda da Covilhã comemorou 148 anos com olhos postos no futuro

Ao longo do fim-de-semana a Banda da Covilhã realizou diversas iniciativas para assinalar os 148 anos da sua fundação que culminaram com “um concerto sublime” ao final da tarde de domingo na Igreja da Santíssima Trindade.

À nossa reportagem José Eduardo Cavaco não escondeu a satisfação com os elogios recebidos à coletividade que dirige, e apresentou os projetos que pretende desenvolver no futuro para “continuar a engrandecer a sua história”.


A Igreja da Santíssima Trindade na Covilhã encheu para ouvir os jovens músicos da Banda da Covilhã em dia de aniversário. Os elogios ao desempenho chegaram de todos os quadrantes. Abel Cardoso, da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso afirma que “é uma maravilha assistir à prova de que a banda ardeu mas não morreu”.

José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro do associativismo afirmou que “concertos como este são a prova de que há cultura no concelho, estes jovens maravilhosos mostraram que a cultura está viva e existe nas nossas associações”.

Para o Vereador o desempenho dos jovens dirigidos pelos maestros Simão Francisco e Carlos Almeida é a “melhor forma de honrar o seu passado”.

No final à nossa reportagem o presidente da direção da Banda da Covilhã não escondeu o orgulho nos jovens executantes que proporcionaram “um concerto sublime fruto do árduo trabalho que desenvolvem”.

No encerrar de um ano em que a Banda foi “além do seu plano de atividades”, Eduardo Cavado adiantou “que submeteu 9 projetos a apoio da autarquia”, âmbito do regulamento de apoio ao associativismo e cujas candidaturas encerram na sexta-feira.

“A constituição da Jovem Orquestra da Covilhã, a realização de mais estágios da Banda Sinfónica da Covilhã e o reequipamento instrumental” são alguns dos projetos prioritários para a banda, adiantou o responsável, mas há outros que pretendem colocar em prática, como é o caso do “Música sobre Rodas” em que num “autocarro descapotável podem levar a Banda às diversas freguesias do concelho” explicou.

Os 9 projetos apresentados estão orçados em mais de 100 mil euros. As comemorações dos 158 anos da banda da Covilhã prosseguem no próximo fim-de-semana com a realização do almoço convívio e batismo de novos músicos.