Festival Internacional de Percussão na Covilhã

A Covilhã volta a ser a capital da percussão de 4 a 11 de abril, com a realização da 3ª edição do Concurso Internacional de Percussão. Uma organização da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), que espera cerca de 40 participantes, “superando os números dos anos anteriores”, anunciou, ontem, Luís Cipriano, no concerto de lançamento do concurso.

Para além do concurso, “que nesta edição volta a ter a categoria D”, o presidente da ACBI destaca um workshop, a decorrer a 4 e 5 de abril, “direcionado a crianças de todo o concelho”, para que tenham “contato com os instrumentos de percussão, que a maioria não conhece”, afirmou, salientando ainda que haverá 12 sessões diferentes, “para que todos os interessados, de todo as freguesias, incluindo as rurais, possam participar”, apontando para um total de cerca de 500 crianças.


Quanto à vertente competitiva, que irá decorrer de 6 a 11 de abril, o concurso está aberto a 4 categorias, a A para crianças até aos 12 anos, a B entre os 12 e os 15, a C dos 16 aos 18 e a D para maiores de 19 anos. O evento irá acontecer no auditório das sessões solenes da UBI. Os prémios serão instrumentos de percussão, “para estimular os concorrentes” e para “ter a certeza de que o prémio tem esse fim, o que nem sempre acontece quando se trata de prémios monetários”, salientou Luís Cipriano.

O júri do concurso será presidido por Marco Fernandes, que, no lançamento desta edição do concurso, destacou o “prestígio que este já granjeou no panorama da percussão nacional”. O professor frisou que “a percussão se tem desenvolvido muito em Portugal nos últimos 10 anos”, e o concurso da Covilhã, “acompanhou esta tendência”.

Já o vencedor da categoria C da primeira edição, em 2016, destaca o “cariz educativo que este evento tem”. Para Agostinho Sequeira, “é importante que não se dê só importância à vertente competitiva, é fundamental mostrar a percussão aos mais novos, no futuro vamos ver os frutos dessa opção”, salientou. Para o jovem estudante de percussão, é importante que o escalão superior esteja de regresso, uma vez que “são os mais velhos que servem de inspiração, para que os mais novos não desistam”, acrescentando que “foi o que lhe aconteceu há 3 anos quando competiu aqui na Covilhã”.

O concerto de abertura do concurso estará a cargo da Banda da Força Aérea, irá decorrer a 5 de abril, no auditório Unidos do Tortosendo. O Concerto de laureados e de encerramento terá lugar a 11 de abril, ainda sem hora marcada.