RUDE com candidaturas abertas à diversificação de atividades em explorações agrícolas

Cova da Beira 2020, fundo gerido pela RUDE, associação de desenvolvimento local, tem a decorrer o concurso para o cofinanciamento de projetos de diversificação de atividades na exploração agrícola.

O período para apresentação de candidaturas teve inicio a 22 de julho, para projetos que “visam estimular o desenvolvimento, nas explorações agrícolas, de atividades que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas, até um máximo 200 000 € de investimento, criando novas fontes de rendimento e de emprego, contribuindo diretamente, por essa via, para a manutenção ou melhoria do rendimento do agregado familiar, a fixação da população, a ocupação do território e o reforço da economia rural”, esclarece a RUDE.


A associação de desenvolvimento esclarece que “são suscetíveis de apoio as unidades de alojamento turístico, serviços de recreação e lazer, estabelecimentos de restauração e bebidas, cestaria, olaria, serviços relacionados com a agricultura, silvicultura e exploração florestal, entre outras atividades económicas”.

O nível de apoio a conceder varia entre os 40% e os 50% do investimento elegível. A dotação orçamental para este período de candidaturas, que termina a 30 de setembro, é de 400.000 €.