Operação “Taxa Zero” até dia 13

A GNR tem na estrada, até dia 13 de agosto, uma operação de fiscalização intensiva da condução sob efeito do álcool, denominada “Taxa Zero”. O objetivo é “promover comportamentos mais seguros por parte dos condutores e diminuir a sinistralidade rodoviária grave”, informa aquela força militar.

Segundo a nota de imprensa da GNR, a operação surge porque “esta época do ano se caracteriza pelo aumento de eventos sociais, sejam festivais, convívios ou romarias, em que por norma existe um consumo excessivo de bebidas alcoólicas, associado ao aumento da circulação de viaturas, o que potencia a ocorrência de acidentes”.

Recordar que segundo dados da GNR, em 2018, foram detetados 9.647 crimes de condução sob a influência de álcool e registou 14.947 acidentes em que os condutores intervenientes apresentaram uma taxa de álcool no sangue superior a 0,50 g/l, e destes, 6.825 tinham uma taxa crime.

Em 2019, no período de 1 de janeiro a 31 de julho, a GNR detetou 15.822 condutores com excesso de álcool, dos quais 6.261 apresentavam uma taxa crime.