CHUCB estabelece protocolos para tratar reclusos

“Tornar mais eficaz e rigorosa a prestação de cuidados de saúde à população reclusa” é o objetivo de protocolos assinados entre os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, anunciou o CHUCB em nota de imprensa. A colaboração envolve os “estabelecimentos prisionais da Covilhã, Castelo Branco e Guarda” especifica a instituição de saúde.

Segundo explica a nota enviada à RCC, os protocolos visam “garantir a partilha de informação clínica entre os referidos estabelecimentos prisionais e o CHUCB através dos sistemas informáticos do SNS, assegurando estes a devida confidencialidade, proteção de dados e demais questões relacionadas com a cibersegurança”.

A colaboração institucional contempla ainda o recurso “à telemedicina e estabelece o CHUCB como entidade hospitalar referência do SNS no âmbito da infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) e das hepatites virais, para a população reclusa da Covilhã, Castelo Branco e Guarda.”