Transporte de órgãos permitiu salvar 297 vidas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) salvou 297 vidas graças ao transporte de órgãos entre vários centros hospitalares do país, anunciou a guarda em nota de imprensa, afirmando que tal feito “é um orgulho”, vincam que “abraçamos 2020 com a mesma vontade e dedicação porque, nesta missão, todos os minutos contam para salvar uma vida”.

Em 2019, no cumprimento desta missão, foram empenhados cerca de 600 militares e percorridos mais de 82 mil quilómetros, “o equivalente a duas voltas completas ao planeta Terra”, especifica a nota de imprensa.

Recordar que também na região, a intervenção da GNR num transporte urgente, contribuiu para o salvamento de mais uma vida. Aconteceu a 21 de novembro e o transporte foi feito desde o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira até ao Hospital Curry Cabral em Lisboa, fazendo a viagem em cerca de 1 hora e 35 minutos, metade do tempo numa deslocação habitual.

A Guarda Nacional Republicana desempenha, em todo o território nacional, a missão de transporte de órgãos entre vários centros hospitalares, há 26 anos considerando-se “uma das peças que integram esta importante missão de salvar vidas”